The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O futuro da educação de profissionais digitais

O futuro da educação de profissionais digitais
Thais Peixe
jan. 7 - 4 min de leitura
000

O custo da educação ainda é uma das maiores barreiras da América Latina, não permitindo o acesso a pessoas com menos recursos, mas a tendência a partir da popularização do ensino à distância tende a democratizar o acesso à população. Contudo, a história da educação online ainda é muito recente, mesmo assim, as Edtechs buscam soluções educacionais por meios de tecnologia, inovando e transformando o mercado de ensino.

Já há algum tempo, é questionado a real validade de diploma universitário em algumas profissões, e desse acontecimento surgem os cursos de aprimoramento online, capacitando uma nova geração de profissionais digitais. Existe os MOOCs (Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course), na qual as próprias universidades oferecem cursos livres,  acessíveis a qualquer pessoa com acesso à internet, dentre elas podemos citar o MIT (Massachusetts Institute of Technology), Universidade de Harvard e USP (Universidade de São Paulo). Há plataformas que reúnem várias universidades, a mais popular é o Coursera e nacionalmente, temos a plataforma Lúmina, da UFRGS, com mais de 50 cursos abertos desenvolvidos pelos professores em diversas áreas como Ciências da Saúde, Sociais, Lingüística, Artes e Ciências Exatas. E como não podemos deixar de citar, despontam também plataformas independentes de instituições, como Udemy, Khan Academy e Linkedin Learning.

Entretanto, com o surgimento de tantas plataformas há também o surgimento de muitos materiais, e alguns com carência em didática ou aprofundamento,  sendo cada vez mais difícil filtrar bons conteúdos. Dessa maneira, para se destacar das demais, as plataformas precisam pensar em inovação para atrair um público maior, e principalmente capacitar de forma mais eficaz. 

A Crehana é um ótimo exemplo de Startup de educação que transformou a experiência do cliente em esforço para melhorar a educação e satisfação. Primeiro, implementou um sistema de educação à distância focado em comunidade, onde o próprio aluno tem acesso a sessão de anotações na mesma janela de aula, sem precisar dividir janelas do navegador e também pode ver comentários de outros alunos, como dúvidas e esclarecimentos enquanto assiste a aula online, as avaliações feita pelos próprios usuários podem informar se o curso vale a pena ser adquirido ou não. Além disso, a organização assume a produção de cursos internamente, tendo o controle com sets de produção no Peru e Brasil, garantindo a melhor qualidade de vídeo em todos os nossos conteúdos. 

A empresa já recebeu investimento de mais de US$ 5,4 milhões e segundo o ranking da CB Insights incluiu a Crehana na lista das 11 startups da América Latina que mais receberam investimentos em seus países. O foco da empresa é capacitar o profissional em áreas criativas e digitais, como Design gráfico e Web, Fotografia, negócios e Marketing digital. A Crehana já treinou mais de 2 milhões estudantes, com mais de 500 cursos em de mais de 20 países. Assim a empresa resolveu a complexa equação do curso online: oferecer cursos de alta qualidade a preços acessíveis.

Ao unir todas essas questões, ao invés de aprimorá-las individualmente, a empresa consegue a unificação de um modelo de negócios criando uma vantagem competitiva sustentável. Oferecendo educação de alto impacto acessível a todos que desejam se aprimorar pessoal e profissionalmente.

Quais as transformações digitais que podemos aprender com o Crehana?

✔️ Focado em pessoas: Embora a interação entre as pessoas não seja a mesma que a de um curso presencial, a organização deve colocá-las no centro da atenção;

✔️ Controle do conteúdo: Os professores são selecionados e gravam no próprio estúdio da organização;

✔️Incentivo aos professores: O professor ganha uma porcentagem de comissão muito maior quando as compras são diretas dele, o que incentiva o professor a fazer seu próprio marketing e divulgar a organização;

✔️ Linguagem com o público alvo:  É por meio do relacionamento entre a marca e  cliente  que se cria uma conexão para que, eventualmente, ocorra a venda;

✔️ Foco em uma área: Concentrando-se na área de criatividade (design, artes, negócios e comunicação) é onde a organização se destaca das demais Edtech.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você