The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Magalu, A Transformação do Negócio

Magalu, A Transformação do Negócio
ADILSON LEOCADIO SIERPINSKI JUNIOR
jan. 17 - 3 min de leitura
000

 

Hoje quando olhamos para a Magazine Luiza ("Magalu") não temos como dizer que essa empresa não passou por um processo de transformação do negócio de maneira intensa e agressiva. Se formos olhar no passado, no final dos anos 50 que é quando ela foi fundada e acompanharmos a última década veremos uma empresa diferente mas ainda assim igual e aí vocês devem pensar: Igual? Sim nobres leitores, pois ela não perdeu a sua essência, ainda há lojas físicas e o calor humano, mas vamos falar da sua transformação após a percepção que tive ao ter aulas com o Professor Rodrigo de Alvarenga.

A Magalu passa a trabalhar de uma forma diferente mas na qual o mundo já exigia, o meio digital mas isso não veio de forma simplista, foi algo arriscado mas calculado, começa a investir pesado na digitalização das coisas, como vender online via site, vindo a migrar depois para o seu APP que é sucesso absoluto, tendo mais de 20 milhões de usuários ativos. Começa a trabalhar com multi canais, então você tem Magalu 24/7, pode comprar do celular, do tablet, do site. Começa a contar com uma logística fantástica no qual entrega os produtos bem antes dos prazos estipulados e você nem precisa se preocupar em ficar monitorando em que pé a coisa está, pois o seu personagem  digital a Luiza simplesmente te passa as infos quase em tempo real através do WhatsApp.

A empresa começou a atuar em várias frentes, até mesmo fazendo aquisições importantes como a NetShoes, empresa essa que havia uma equipe digital de primeira qualidade e ajudou na transformação da Magalu que conhecemos hoje e visivelmente vemos a Magalu tendo deixado sua concorrência pra trás, nadando de braçada. Só pensarmos que enquanto o primeiro bilhão levou 43 anos, eles em 2019 fizeram 3 bilhões, é para glorificar de pé essa transformação não?

Esse aprendizado que obtivemos com o professor Rodrigo foi possível identificar, apontar e entender onde foi que a Magalu acertou,  qual foram os pontos críticos e necessários para obter essa transformação que consequentemente levou ao sucesso e também como a concorrência perdeu o trem da oportunidade e foi deixada para trás. A transformação é hoje, é o presente e quem não souber lidar e se adequar a ela está fadada ao fracasso se não souber ler o mercado.

Essa é  a minha simples e humilde visão.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você