The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Live Inovação Aberta e Propriedade Intelectual

Live Inovação Aberta e Propriedade Intelectual
Giovanna Zeny
jul. 3 - 4 min de leitura
020

Na última quinta-feira, dia 09 de julho, às 18:00, conversei com o Ildo Ritter, sócio na Ritter Advogados e atual presidente da Seccional Sul da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPISUL), com o Mario Gonçalves, coordenador Global de Propriedade Intelectual na Whirlpool Corporation e com o Rodrigo de Alvarenga, CEO da HAG, sobre Inovação Aberta e Propriedade Intelectual.

Abordamos o fenômeno da Inovação Aberta e como conciliá-lo com questões de Propriedade Intelectual, tanto do ponto de vista das startups e das empresas e como identificar parcerias, mapear tecnologias, oportunidades e dificuldades do processo de inovação aberta do ponto de vista da propriedade intelectual, NDAs, contratos - definição de titularidade (única e compartilhada) - e transferência de tecnologias.

Confira a live completa no vídeo abaixo. 

Até as empresas mais tradicionais devem responder rapidamente ao ritmo acelerado das mudanças tecnológicas. A pressão do mercado obriga as empresas a acompanharem seus concorrentes, aumentando a sua capacidade tecnológica. Historicamente, os laboratórios centralizados de Pesquisa e Desenvolvimento eram a resposta das empresas às mudanças e incertezas associadas ao desenvolvimento e lançamento de inovações. No entanto, com o tempo, os investimentos internos em P&D mostraram poucos resultados positivos e não são suficientes para acompanhar o rápido progresso da inovação. Foi ai que o fenômeno da Inovação Aberta surgiu.

Henry Chesbrough, da Universidade de Berkeley, foi um dos primeiros autores a evidenciar a importância da Inovação Aberta para a inovação e desenvolvimento tecnológico das organizações. Para ele, as empresas devem olhar para fora de suas fronteiras e usar conhecimentos e caminhos externos ao inovarem.

Inovação aberta

A inovação aberta permite que conhecimentos e tecnologias utilizados pelas empresas surjam tanto a partir de esforços internos quanto externos. Trata-se de uma forma de compartilhamento de conhecimentos e tecnologias entre organizações, startups, universidades entre outros atores do ecossistema e pode ser uma grande aliada na transformação de negócios.

Propriedade Intelectual

Direitos de propriedade intelectual são os direitos dados às pessoas e empresas sobre suas criações, geralmente, são concedidos direitos exclusivos de propriedade ao criador sobre o uso de sua criação por um determinado período. 

Inovação Aberta e Propriedade Intelectual

À primeira vista, os dois conceitos podem parecer antagônicos. Entretanto, alguns dos maiores detentores de patentes do mundo (empresas como Philips, IBM e Microsoft) adotaram o modelo de Inovação Aberta. A propriedade intelectual tem um papel significativo em empresas inovadoras. Inclusive, o número de patentes pertencentes a uma empresa é uma métrica utilizada medir a intensidade da inovação. 

É um equívoco pensar que a Inovação Aberta e os Direitos de Propriedade Intelectual são mutuamente exclusivos. Na realidade, eles se complementam. A propriedade intelectual é um pré-requisito para qualquer empresa que inova ou deseja inovar abertamente. No entanto, ao fazerem isso, as empresas precisam repensar a forma com que gerenciam a propriedade intelectual, por exemplo saber como administrar adequadamente suas relações com os parceiros externos, a fim de evitar a distribuição indesejada de informações confidenciais relacionadas à sua propriedade intelectual.

Devido a natureza da inovação aberta, o gerenciamento eficiente da propriedade intelectual é essencial para o sucesso de projetos em conjunto. Compartilhar conhecimentos, tecnologias e experiências entre diferentes atores é um benefício enorme que, no entanto, pode resultar em risco de perda de tais ativos e livre circulação, se não for gerenciado de maneira eficaz. Mas é preciso definir os termos da parceria de inovação desde o início, essa é a forma mais eficaz de evitar problemas futuros. 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você