The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Mais Transformação do que Digital

Mais Transformação do que Digital
Douglas Nonato
jan. 8 - 3 min de leitura
000

No momento em que escrevo, enfrentamos a maior crise global da qual já vivenciei, e acredito que também a maioria das pessoas vivas no dia de hoje. A pandemia do Coronavírus está impactando severamente a vida de milhões de pessoas e empresas com modelos de negócios mais tradicionais. Do dia para a noite nós caímos do topo para a base da pirâmide de Maslow, não estamos mais lutando por nossas realizações, mas sim por nossa segurança, nossa sobrevivência. Esqueça as regras de ontem, o mundo VUCA é implacável e a situação atual está aí para pôr a prova a habilidade de resistir e se reinventar. A verdade é que muito antes de 2020 grandes empresas já estavam ficando para trás em relação a transformação digital, a pandemia apenas explicitou quem chegou tarde para a festa.

Antigamente a hegemonia das grandes organizações não sofria tantas ameaças por fatores externos quanto nos dias atuais. O mercado não era tão volátil e incerto, e para manter seu posto bastava ter muita grana no bolso. Nos dias de hoje, as empresas já não podem mais se dar ao luxo de manter uma linha de produção Fordista, o mercado está mudando diariamente, e não são apenas momentos de crises que obrigam as empresas a se reinventar, clientes também não querem mais comprar produtos padronizados,  tudo deve estar preparado para ser customizável ou ser atualizado. Quando analisamos essa tendência de personalização, empresas menores ou com processos menos engessados abrem vantagem sobre as grandes instituições, por isso vemos bancos consolidados perderem clientes para pequenas Fintechs que conseguem não transferir as burocracias internas para os seus clientes.
 

Original iPod Being Sold for $20,000

Está claro que a transformação digital está mais ligada à Transformação do que o Digital, afinal, os bancos sempre puderam mudar, mas nunca quiseram. Você pode achar que gastar milhões implementando SAP pode salvar sua empresa, mas sem entender o real problema e ter uma visão clara, as pessoas vão continuar usando suas planilhas paralelas do Excel. O fator mais importante, é de fato, a transformação do mindset, buscar inovar desde de pequenos processos internos até a entrega do serviço ao cliente. Quem conhece o case do Itunes sabe que ele nasceu a partir do problema da pirataria online de músicas. Enquanto houve gravadoras brigando para que a internet fosse banida, a fim de acabar com os downloads ilegais, a Apple revolucionou, criando um canal com um novo formato de venda de música online para as mesmas gravadoras, e em seguida lançou um hardware exclusivo para o consumo dessas mídias, o Ipod, se tornando um sucesso de vendas. Ok, houve tecnologia envolvida, mas ao contrário da Kodak, que sabotou sua própria invenção, acreditando que a máquina digital destruiria seu modelo de negócio, a Apple conseguiu observar que se tratava de um caminho sem volta, e surfou sozinho na onda pré-streaming.

O mundo VUCA obrigou empresas a repensar sua forma de atuar. Em um mercado de constante mudança, o declínio de grandes empresas do século passado, deixou evidente como empresas com mindset mais tradicionais tiveram dificuldade de enxergar a real transformação digital em seus negócios.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você