The Business Change
The Business Change
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Velha Transformação na Nova Era Digital

A Velha Transformação na Nova Era Digital
Luiza Delage
dez. 22 - 2 min de leitura
000

Transformação digital é termo da moda. Com a chegada da pandemia da COVID-19 e com a quarentena, mais do que nunca o assunto ganhou popularidade. Mas o que é transformação digital?  De forma resumida, podemos definir o termo como uma reestruturação de processos em que se faz uso de algum recurso digital com o objetivo de gerar mudanças que tragam benefícios para a empresa. Note que na descrição acima, o foco está nos benefícios gerados por essa transformação, sendo o digital apenas uma ferramenta para que se chegue ao objetivo.

Portanto não basta migrar o armazenamento de arquivos para a nuvem ou implementar um novo software. É claro que hoje os recursos digitais nos auxiliam no ganho de produtividade e podem nos trazer melhorias que há alguns anos nem imaginávamos, mas o fato é que o protagonista do processo é a transformação do negócio e a capacidade de adaptação para novas necessidades de mercado.

A mudança tecnológica se não for associada a gestão, estratégia e alinhamento cultural, não tem força para gerar dentro de uma empresa ou setor de mercado uma transformação capaz de mudar a empresa de patamar. Por isso, não basta o setor de TI querer implementar uma mudança, essa decisão precisa vir do topo da empresa, ancorada por investimento financeiro e planejamentos que abrangem toda a companhia.

Finalmente, apesar do aparente ganho de relevância do assunto nos últimos tempos nada mudou: o tema continua sendo tão importante quanto sempre foi. Se reinventar e evoluir diante das necessidades do mercado é fundamental para a sobrevivência de empresas desde que o mundo é mundo. O que muda agora é temos um novo artifício que veio para somar e potencializar a performance das empresas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você